FINAL UEFA CHAMPIONS LEAGUE: DADOS E ESTATÍSTICAS

By May 31, 2019Champions League

A espera terminou! Chegou a hora da grande final da UEFA Champions League 2018/2019. Frente a frente o Tottenham e o Liverpool. Dois colossos ingleses que atingiram o jogo decisivo com percursos fantásticos, em especial umas meias-finais loucas, onde ambos vieram detrás para um apuramento que pareceu completamente improvável a meio da eliminatória. A Eleven Sports irá, ao longo destes dois dias, dedicar muitas horas de emissão a esta final (saiba tudo aqui).

Partilhamos alguns dados e estatísticas sobre a grande final, assim como curiosidades para os fãs do desporto-rei:

  • O Liverpool joga a sua nona final da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões – mais do que qualquer outra equipa inglesa. Conquistaram o troféu cinco vezes, mas perderam nas duas últimas finais (2007 e 2018).
  • O Tottenham Hotspur joga a sua primeira final da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões, e é a oitava equipa a fazê-lo. Os últimos cinco finalistas estreantes acabaram por perder (Chelsea 2008, Arsenal 2006, Mónaco 2004, Bayer Leverkusen 2002 e Valencia 2000).
  • Esta será a segunda final da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões apenas com equipas inglesas, com o Manchester United a derrotar o Chelsea nos penaltis em 2018.
  • Esta é a primeira final da Champions League entre duas equipas que não conseguiram vencer nos seus respectivos grupos, desde Inter de Milão vs Bayern Munique em 2010.
  • O Liverpool venceu os dois jogos da Liga com o Spurs nesta temporada. No total, já se enfrentaram pelo menos três vezes em todas as competições em 13 épocas anteriores – o Liverpool só venceu os Spurs três vezes numa única temporada numa delas (1985-86 – quatro vezes).
  • O único encontro anterior entre o Liverpool e Tottenham numa grande final foi na final da Taça da Liga Inglesa em 1982, com os Reds a ganharem 3-1 no prolongamento.
  • O Liverpool foi o finalista derrotado na final da Liga dos Campeões da última temporada – a última equipa a perder finais consecutivas na competição foi o Valência em 2000 e 2001.
  • Esta será a primeira grande final do Tottenham em qualquer competição europeia desde a Taça UEFA de 1984. Querem tornar-se na terceira equipa inglesa a vencer todos os grandes torneios da UEFA depois do Chelsea e do Manchester United (Taça dos Campeões Europeus /Liga dos Campeões, Taça UEFA / Liga Europa e Taça dos Vencedores das Taças).
  • O Liverpool perdeu os seus últimos quatro jogos nas principais finais nacionais e europeias desde a conquista da Taça da Liga de Futebol em 2012. Do outro lado, o último grande troféu dos Spurs foi também a Taça da Liga (2008), perdendo as suas duas últimas finais desde então.
  • O Tottenham não conseguiu vencer nenhum dos três primeiros jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões nesta temporada – tornou-se assim na segunda equipa a chegar à final com este registo inicial depois do Inter de Milão, que conquistou o troféu.
  • Apenas o FC Porto (10) teve mais marcadores distintos (excluindo autogolos) na Liga dos Campeões desta temporada do que o Liverpool (9).
  • Nenhuma equipa sofreu mais golos na Liga dos Campeões desta temporada do que o Tottenham Hotspur (17). 41% destes golos aconteceram nos primeiros 15 minutos de jogo (7/17).
  • O treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, alcançou a sua terceira final na Liga dos Campeões, perdendo com os Reds na época passada e com o Borussia Dortmund em 2013. Marcello Lippi é o único treinador a perder três finais consecutivas na Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões (1997, 1998 e 2003 com o Juventus).
  • Esta é a terceira grande final europeia de Jurgen Klopp com o Liverpool – apenas Bob Paisley (4) fez mais com os Reds.
  • Mauricio Pochettino é apenas o terceiro treinador do Tottenham a conduzir o clube a uma grande final europeia, depois de Bill Nicholson e Keith Burkinshaw. É apenas a segunda final que o argentino alcançou durante o seu tempo como treinador na Europa, após a final da Taça da Liga 2015 com os Spurs (0-2 vs Chelsea).
  • O avançado do Liverpool, Sadio Mané, marcou o golo dos Reds na derrota 1-3 na final da Liga dos Campeões da última temporada. Mané poderá tornar-se no segundo jogador do Liverpool a marcar em mais do que uma final da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões depois de Phil Neal (1977 e 1984).
  • Sadio Mané marcou na final da Liga dos Campeões de 2018, e pode tornar-se no primeiro jogador a marcar consecutivamente em finais da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões desde Franz Roth, com o Bayern de Munique em 1975 e 1976.
  • Se Trent Alexander-Arnold for titular pelo Liverpool, será o primeiro jogador com menos de 21 anos a começar de início em finais consecutivas da Liga dos Campeões. O mais novo é Christian Panucci com o Milan em 1994 e 1995.
  • Lucas Moura, do Tottenham, marcou três vezes na vitória frente ao Ajax, marcando mais golos nesse jogo do que nos seus 16 jogos anteriores na competição (2).
  • Dos jogadores que marcaram pelo menos 10 golos na Liga dos Campeões, Sadio Mané, do Liverpool, é o que marcou mais na fase a eliminar da competição (71,4%, 10 de 14 golos).

DADOS: Opta Facts