A La Liga contribuiu com 15.7 mil milhões de euros para a economia espanhola durante a temporada 2016/17, de acordo com um estudo da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC). O relatório divulgado recentemente mostra que o impacto económico equivaleu a 1,37% do PIB de Espanha naquele ano, com a indústria do futebol a gerar 185 mil empregos.
A La Liga e a PwC publicaram pela última vez um relatório em 2014, quando foi revelado que o futebol espanhol teve um impacto economico de 7,6 mil milhões de euros durante a temporada 2012/2013, o que equivale a menos da metade do último número.
O relatório concluiu que o emprego relacionado com a indústria do futebol em Espanha aumentou em 28% em comparação com o último estudo de há quatro anos, enquanto as contribuições fiscais aumentaram em 41% e a contribuição para a atividade financeira da LaLiga dobrou.
Comentando os resultados, o presidente da LaLiga, Javier Tebas, disse: “Isso confirma a enorme importância social e financeira do futebol profissional no nosso país e, posteriormente, a importância de tomar decisões responsáveis e bem pensadas sobre tudo o que afeta um setor tão relevante para a nossa sociedade”.